terça-feira, 26 de março de 2013

Receita de Bolo de Chocolate

Nos aniversários lá em casa nunca falha o bolo de chocolate, ainda mais para alguém que não tem muito jeito para bolos, como eu, o de chocolate é sempre mais certeiro! Por isso partilho aqui convosco o bolo de chocolate simples que fiz no aniversário da minha cara metade. Espero que gostem!



Tempo de preparação: 1 hora

Ingredientes:

Para o bolo
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de manteiga derretida
1/2 chávena de óleo
1 chávena de leite
4 ovos
1 colher de sopa de fermento

Para o topping

6 mini-snickers
meia tablete de chocolate
2 colheres de sopa de manteiga
5 morangos
meia chávena de açúcar
1 pacote de natas de bater
sumo de meio limão


BOLO DE CHOCOLATE
Separar as gemas das claras e deixas as claras num recipiente à parte. Numa taça juntar as gemas de ovo e o açúcar, a manteiga e óleo e bater bem. Acrescentar o chocolate em pó e mexer. Ir colocando, intercaladamente, a farinha e o leite e bater bem com a batedeira. Por fim acrescentar o fermento e bater uma última vez.

Ligar o forno para pré-aquecer a 200 graus.

No recipiente à parte bater as claras em castelo até virar a taça e não cair. Juntar as claras ao resto do preparar, mas não mexer ou bater, apenas envolver até ficar uma mistura fofa e homogénea.

Colocar no forno e deixar no forno durante cerca de 40 min ( aplicar o teste do palito para ver se está cozido). Quando cozido, retirar o bolo de chocolate e deixar repousar 10 min antes de desenformar.

TOPPING
O topping pode ser ao vosso critério obviamente, mas de qualquer modo deixo aqui aquele que fiz para este bolo. Aviso já que não é próprio para diabéticos!

Numa panela colocar a manteiga e deixar derreter. juntar o chocolate aos pedaços e os mini-snickers aos pedaços e ir mexendo. Juntar meio pacote de 1/4 do pacote de natas e mexer até derreter. Desligar o lume deixar repousar durante 10 min.

Numa taça colocar o açúcar, o sumo de limão e as natas e bater com a batedeira até ficar chantilly.

Espalhar uniformemente o chocolate pelo bolo e com um saco de pasteleiro, ou algo do género, fazer os desenhos de chantilly ao longo do bolo. Cortar os morangos aos cortas e terminar a decoração com os mesmos.



Bon Appétit,
Piglet