terça-feira, 19 de março de 2013

Cheesecake de Frutos Silvestres


Ainda na onda da doçaria, venho partilhar uma receita de cheesecake que sempre quis fazer e finalmente coloquei em prática: Receita de Cheesecake de Frutos Silvestres. Só há um senão nesta receita.. se gostas muito de cheesecake vais repetir a dose mais que uma vez! ;)




Tempo de Preparação: 30 min
Tempo até servir: 24 horas

Ingredientes:
250g de manteiga
1 pacote e meio de bolacha Maria
1 lata de leite condensado
400g de queijo para barrar (filadélfia ou mascarpone)
1 pacote de natas (200ml)
5 folhas de gelatina ( arranja-se em qualquer hipermercado na zona ingredientes para confeitaria)
1/2 chávena de chá de leite
1 pacote de frutes silvestres congelados ( eu usei do jumbo mas também há no lidl, continente e outros hipermercados)
1 chávena de açúcar




NOTA

Ao fazer esta receita ter em conta que apenas vai ficar no pronto no dia seguinte. Sempre que se trata de cheesecakes que vão ao frio o ideal é deixar no frigorífico de um dia para o outro. Outro pormenor é que deve ser feita numa forma de aro removível, para que no final se consiga retirar apenas o aro e deixar o cheesecake intacto.





Começar pela Base:
Triturar as bolachas numa picadora e deixar de parte. Numa panela adicionar a manteiga e deixar derreter. Depois da manteiga derretida apagar o lume e adicionar aos poucos a bolacha, fundido bem.
Pegar no preparado colocar na forma, fazendo pressão com as mãos para a base ficar bem compacta. Colocar no congelador durante o resto do processo para ficar rija.

Para o Recheio Intermédio:
Colocar as folhas de gelatina em água fria  durante cerca de 3 minutos.
Numa panela colocar o leite a aquecer, mas sem ferver. Espremer as folhas de gelatina e juntar ao leite.
Mexer bem até dissolver.
Numa tigela colocar o leite condensado e o queijo de barrar e bater com a batedeira. Juntar as natas e por fim juntar aos poucos o leite com a gelatina dissolvida e bater novamente.
Retirar a forma com a bolacha do frigorífico, colocar o recheio em cima da bolacha e voltar a colocar no frigorífico até ao dia seguinte. ( Podem ser apenas algumas horas, mas o ideal é de um dia para outro)

Para o Topping de frutos silvestres:
Colocar os frutos silvestres congelados num escorredor para passar por água quente e de seguida colocar numa panela juntando a chávena de açúcar e mexendo bem. Deixar o preparado ao lume durante 5 a 6 min, até ficar coeso e se necessários juntar 1 ou 2 colheres de água. Deixar arrefecer até ao dia seguinte e colocar o topping de frutos silvestres em cima do recheio. Colocar novamente no frigorífico durante 1 hora.

Por fim, quando estiver pronto a servir desenformar retirando o aro amovível.

Bon Appétit,
Piglet