segunda-feira, 1 de abril de 2013

Arroz de Frango

Esta semana fiz uma receita low cost de arroz de frango no forno. Vejam aqui como podem fazer um óptimo arroz de frango sem gastar quase nada! Com 2 peitos de frango fiz comida para 5 refeições!



Ingredientes:
2 peitos de frango
3 chávenas de arroz
6 chávenas de água
meio chouriço/chouriça de carne
80 gr de bacon em pequenos pedaços
meia cebola
2 alhos
meia chávena de polpa de tomate
sal
4 colheres de sopa de azeite
pimenta
meio limão
1 colher de café de piri-piri moído
1 copo de vinho branco
1 caldo de galinha
1 gema de ovo

Numa taça temperar o frango com sal, limão e um pouco de piri-piri moído e pimenta.

Começar por fazer o refogado com o azeite, a cebola, o alho  e as tiras de bacon e deixar alourar. Juntar os dois peitos de frangos inteiros e deixar alourar dos 2 lados, 2 min em cada lado. Acrescentar a polpa de tomate, o copo de vinho, 6 chávenas de água e o caldo de frango e deixar o frango cozinhar nesta mistura durante 15 min. Colocar também na panela o meio chouriço, para que este coza e ao mesmo tempo dê gosto ao arroz.

Quando o frango estiver cozinhado retirar e por de parte para arrefecer um pouco. Entretanto, na panela onde se cozinhou o frango colocar as 3 chávenas de arroz e mais sal caso necessário.
Deixar o arroz cozinhar até a água desaparecer completamente, (cerca de 10 a 12 min) mas uns 5 min antes retire o chouriço.

Enquanto o arroz cozinha, desfiar o frango e de seguida cortar o meio chouriço ao meio. Uma metade cortar  à rodelas finas, e a outras em pequenos cubos.

Retirar o arroz da panela e colocar metade do arroz num pirex de ir ao forno, de seguida colocar o frango e os pedaços de chouriço e acabar com a segunda metade do arroz por cima, tipo empadão.


Numa tacinha bater uma gema de ovo e pincelar o arroz no topo com a gema de modo homogéneo. A gema de ovo é opcional, para quem gosta do topo um pouco mais tostadinho, como eu! :P

Por fim colocar as rodelas de chouriço a enfeitar e levar ao forno cerca de 10 min apenas com a parte de cima ligada para tostar o topo.


DICA: Os peitos de frango são a opção que mais rende e que eu tinha à mão, mas se preferires utiliza antes meio frango ou apenas pernas e peitos inteiros que torna ainda o arroz de frango mais saboroso e suculento!





Bon Appétit,
Piglet




Sem comentários:

Enviar um comentário