terça-feira, 16 de abril de 2013

Receita de Bavaroise de Morango em base Brownie

Esta receita pode-se dizer que é um dois em um: receita de bavaroise de morango e brownie de chocolate juntos numa receita que fica um tipo de cheesecake ou semifrio de morango e chocolate. Espero que gostem!



Tempo Preparação: preparar de véspera ( prepara-se em 20 min mas precisa de ir ao frigorífico de um dia para o outro)

Ingredientes:

para a base brownie:
1 chávena de chocolate em pó
1 tabletes de chocolate para culinária (amargo)
1 chávena de farinha
1 colher de chá rasa de fermento
1 colher de café de sal
1 chávena de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de aroma de baunilha
1/2 chávena de manteiga


para a bavaroise:
500 gr de morango pa triturar
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas de montar
200 gramas de queijo creme (philadelphia ou mascarpone)
2 pacotes de gelatina de morango
água
para decorar (opcional):

1/2 chávena de leite
1/2 chávena de açúcar
1 tabletes de chocolate para culinária (amargo)
200 gr de morangos para enfeitar




Base de brownie


Numa taça bater os ovos com o açúcar e o aroma de baunilha. À parte derreter 1 das tabletes de chocolate junto com a manteiga e juntar ao resto batendo bem. Acrescentar o chocolate em pó, o sal, o fermento e a farinha aos poucos sempre mexendo e no final bater bem até ficar com umas bolhinhas.

Ligar o forno e pré aquecer durante 10 min a 200º. Colocar o preparado num recipiente com aro amovível. Deixar no forno durante 10 a 12 min a 180º. retirar e deixar arrefecer.Colocar metades de morango a volta da forma para efeitos de decoração.

Bavaroise de morango
Triturar as 500 gr de morangos e deixar de parte. Pegar nos 2 pactos de gelatina de morango e fazer o preparado com água num tacho conforme indicar na caixa das gelatinas. Juntar este preparado aos morangos triturados. Num taça grande bater as natas juntamente com o queijo creme e o leite condensado até ficar consistente. Juntar aos poucos a mistura dos morangos e gelatina e verter tudo para dentro da forma onde já está a base de brownie. Deixar no frigorifico de um dia para o outro.

No dia seguinte num tacho juntar a tablete de chocolate, a meia chávena de leite e meia chávena de açúcar ( eu tive de improvisar porque o chocolate nao chegou, pois só tinha meia tablete :P). Mexer tudo e depois espahar bem em cima da bavaroise. Deixar arrefecer e colocar uns morangos por cima no final, para efeitos decorativos.

Bon Appétit,
Piglet