segunda-feira, 22 de abril de 2013

Crumble de Maçã

Hoje dou-vos uma Receita de Crumble de Maçã, e para esta receita não há muito que saber. Tanto fazer como comer é rápido e simples, mas claro, tem um toque pessoal da Piglet. Enjoy!






Tempo de Preparação: 30 min


Ingredientes:
6 a 8 maçãs (conforme o tamanho)
2 chávenas de farinha
1 chávena de manteiga
1 chávena de amêndoas laminadas
1 chávena de açúcar amarelo
meia chávena de mel
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de canela
1 colher de café de aroma de baunilha (opcional)






Começamos pelo recheio de maçã:
Descascar as maçãs e cortar aos quadrados. Colocar numa panela com o fundo com água, apenas o suficiente para cobrir, e juntar o aroma de baunilha, a canela e 3/4 de chávena de açúcar amarelo. Deixar cozinhar sensivelmente 10 a 15 minutos até as maçãs ficarem caramelizadas e tenras no seu interior.

O crumble:
Para o crumble primeiro que tudo deves ver se tens manteiga à temperatura exterior, pois não pode estar gelada nem líquida, mas relativamente mole, pronta a manusear. Caso contrário deixar uns segundos no microondas. Colocar a farinha numa taça e juntar o sal, o restante açúcar, a manteiga e ir esmagando com os dedos, de modo a que a mistura fique como grãos grandes de areia. Não te preocupes com o facto de ficarem de diferentes tamanhos, o importante aqui é que não podes misturar como se fosse um bolo, apenas ir esmigalhando com os dedos.

Nesta altura convém ligar o forno e deixar a aquecer a 200º.

Numa frigideira deitar as amêndoas laminadas com uma colher de manteiga e juntar o mel, ir envolvendo para que não queime e para que as amêndoas possam caramelizar lentamente. Quando estiverem bem caramelizadas juntas este preparado ao resto do crumble e novamente ir envolvendo com os dedos (cuidado porque esta parte queima um pouco mas tem de ser rápida para o caramelo não solidificar!)

Numa tarteira ou outro recipiente de ir ao forno colocar o recheio de maçã e por cima o crumble bem espalhado. Deixar no forno cerca de 15 a 20 min a 180º. E aqui está o Crumble de Maçã à Piglet!

NOTA: Quem não gosta de amêndoas pode sempre não utitilizar ou substituir por outro tipo de fruto seco ou bolacha, por exemplo muesli ou aveia, ou deixar mesmo simples sem adicionar nenhum extra ao crumble.

Bon Appétit,
Piglet



Sem comentários:

Enviar um comentário