sexta-feira, 17 de maio de 2013

Massa Fresca

Sabem como fazer massa fresca? Hoje para os chefs amadores mais aventureiros temos uma receita de massa fresca, mais exactamente tagliatelle. Parece complicado mas acreditem é super simples e saborosa. Atrevem-se? 





Tempo de preparação: 20 min

Ingredientes para 2 pessoas:
250 gr de farinha
2 ovos

Ferramentas:
Máquina de prensar e cortar massa (existe em poucos sítios, mas encontrei a minha na 'Casa')
ou
Rolo da massa e faca grande

Num '1,2,3' colocar a farinha e os ovos  ou numa bancada limpa colocar a farinha e fazer um buraco no meio onde se colocam os ovos. Ir juntando para o meio a farinha lentamente até misturar, e amassar bem a massa - a massa é suposto ficar bem rija e não ficar húmida, se estiver húmida acrescentar farinha. amassar e separar em 2 pedaços.

Se tiver a máquina colocar no nível de abertura maior e ir diminuindo até a massa ficar fina e homogénea. Se necessário a cada passo dobrar a massa e repetir o processo 2 vezes em cada nível. 
No caso de ter rolo estender a massa sempre no mesmo sentido diversas vezes até ficar numa espessura desejável. 

Em ambos os casos depois da massa bem estendida colocar um pouco de farinha dos dois lados. No caso da máquina colocar no corte de tagliatelle. Caso contrário, enrolar a massa e com uma faca boa fazer diversos cortes na horizontal da espessura de tagliatt
elle (cerca 1 cm, 1.5 cm).

Estender a massa ao comprido e polvilhar um pouco de farinha. Para ser máis prático pode depois criar os famosos ninhos de massa tagliatelle para depois colocar a cozer. Esta massa coze em cerca de 3-5 min! Caseira e Rapidíssima!

DICA: No caso de querer uma receita de tagliatelle al'uovo, ou seja, mais amarela e com o sabor mais forte, colocar mais 1 ou duas gemas e um pouco mais de farinha.

Bon Appétit,
Piglet

Sem comentários:

Enviar um comentário