quarta-feira, 26 de março de 2014

Bolo de Amêndoa e Chocolate


Apesar de ter encurtado o nome para Bolo de Amêndoa e Chocolate, esta receita de bolo de amêndoa trás mais água no bico.. ou melhor outros 'goodies' incluídos! Para quem gosta de bolos húmidos e um interior envolvente de amêndoas moídas, chocolate, café e sumo de laranja este é o bolo ideal. Dito isto não vamos perder mais tempo, aqui fica a receita.


Tempo de preparação: 60 min
Tempo de repouso: 10 min

Ingredientes:

Para o bolo de amêndoa e chocolate

100g de amêndoas moídas
100g de farinha
50g de chocolate em pó
50g de pepitas de chocolate
100g de manteiga amolecida
5 ovos
180g de açúcar
2 colheres de sopa de café em pó
2 colheres de sopa de óleo vegetal
sumo de meia laranja
raspa de meia laranja
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal

Para o topping do bolo

100 gr de amêndoas laminadas
60 g de manteiga
60 g de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
sumo de meia laranja
1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
2 colheres de sopa de natas





Antes de de começar a fazer o bolo, acender o forno e aqueça-o a 200 graus durante o tempo de preparação.

Esta receita de bolo de amêndoa e chocolate tem duas fases, começemos pelo bolo em si:

Separar em 2 taças as gemas das claras. Na taça das gemas junte o açucar e bate durante alguns minutos até a mistura ficar mais clara e fofa. Junte o sumo de laranja e bata novamente.

Noutra taça à parte junte alguns dos restantes ingredientes sólidos - a farinha, a amêndoa moída, as colheres de café, o fermento e a raspa de laranja - e a manteiga partida aos cubos. Com as mãos vá esmagando a manteiga com o resto dos ingredientes, como que desfazendo para que no final fique areada, ou seja, a parecer grãos de areia. Quando esta mistura estiver homogénea juntar à mistura fofa e bater tudo. Acrescentar as pepitas de chocolate e a pitada de sal e bater novamente.

Voltando á taça das claras, com a batedeira limpa, bater as claras em castelo e ir juntando devagar ao resto da mistura, sem bater. nesta fase agarre numa espátula e vá envolvendo devagar as claras no resto da mistura.

Barrar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Colocar o preparado na forma e levar ao forno a 160 ou 170 graus, dependendo da força do seu forno.

Deixar no forno durante 40 a 50 min.

Enquanto o bolo está no forno, preparar o topping do bolo de amêndoa:

Quando o bolo já estiver há uns 30 min no forno começar a fazer o topping. Numa pequena panela derreter a manteiga e juntar os restantes ingredientes: o açúcar, a farinha, o sumo de laranja, o aroma de baunilha e as natas. Bater esta mistura até ficar homogénea e deixar ferver. Quando ferver retirar do lume.  Tirar o bolo do forno e verter o topping por toda a superficíe do bolo. Colocar novamente no forno durante mais 10 a 15 min.

Esta é uma receita de bolo óptima para impressionar uns convidados para o lanche ou festinha familiar. É um pouco complexa, mas asseguro que o resultado é garantido - um bolo de amêndoas e chocolate decadentemente delicioso!

Bon Appétit,
Piglet
                                                                                     






Sem comentários:

Enviar um comentário